Microagulhamento
O microagulhamento consiste em produzir pequenos furos na pele com o objetivo de estimular os fibroblastos a produzirem colágeno.
É realizado com um dispositivo que contém inúmeras agulhas que geram várias microperfurações na pele. As agulhas variam de 0,5 a 2,5mm de comprimento e a escolha do comprimento é feita pelo médico de acordo com o que se deseja tratar e do tipo de pele do paciente.
O microagulhamento é indicado para rejuvenescimento facial, estrias, cicatrizes de acne ou para outros tipos de cicatrizes, melasma, para melhorar a textura da pele e para auxiliar no crescimento capilar. Também pode ser utilizado com o objetivo de facilitar a penetração de alguns medicamentos na pele. Esses pertuitos causados pelas micropunturas formam micro canais na pele fazendo com que os ativos penetrem mais profundamente.
Pacientes com infecção no local da aplicação ou que tenham tendência a formação de queloide não devem ser submetidos ao procedimento.
Os resultados são percebidos após 6 a 8 semanas uma vez que o estímulo à produção desse novo colágeno é um processo lento. O número de sessões varia com o caso e as características do paciente.
Tem a vantagem de ter rápida recuperação, sendo que o paciente não precisa afastar-se das suas atividades habituais, de custo relativamente baixo e pode ser realizado em todos os tons de pele.